quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Surrealismo Brilhante de Max Ernst


max_ernst
Em 1912, Ernst apresentou sua primeira mostra de arte chamadaSounderbund, na galeria Feldman, colônia, sua cidade natal. Apesar de ter lutado na Primeira Guerra Mundial, nunca deixou de pintar. Ernst junto com Hans Arp, fundou em 1919 o grupo Dada (dadaísmo) que tinha a proposta de destruir todos os valores estéticos vigente da época, uma reação contra uma sociedade moralmente destruída pela guerra.
1921, Ernst realizou sua primeira exposição em Paris na Galerie au Sans Pareil. Em 1922 mudou-se para Paris e juntou-se ao grupo surrealista ao lado de artistas como, Gala, Paul Éluard, André Breton e Tristan Tzara. Max Ernst foi um artista bem versátil, publicou livros de poesia ilustrados e, em 1929, fez a colagem “A Mulher de 100 Cabeças” (La Femme 100 Têtes) , um ícone do surrealismo. Em 1930 interpretou um papel no filme “A Idade do Ouro”.
A Mulher de 100 Cabeças
a mulher de 100 cabecas  max ernst
Ernst realizou sua primeira mostra nos EUA em 1932 na Julien Levy Gallery, Nova York. Foi casado com a milionária Peggy Guggenheim (1942) e com a pintora surrealista Dorothea Tanning (1946).
Em 1954 Max Ernst já era um dos grandes nomes do surrealismo. Recebeu o Grande Prêmio de Pintura na Bienal de Veneza e em 1975 o Museu Solomon R. Guggenheim  realizou uma grande retrospectiva das obras de Ernst.

Max Ernst morreu na França no dia 1 de abril de 1976, país onde  naturalizou-se em 1958.
André Breton, o mentor intelectual do surrealismo, dizia que Max Ernst era o mais ‘magnífico cérebro assombrado’ do mundo das artes. As obras surrealistas de Max Ernst, com suas cores brilhantes, até hoje chocam o público por associar símbolos demoníacos e eróticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário